Quem deve avaliar um imóvel?
1. O proprietário?
Alguns pensam que o proprietário é a pessoa mais indicada para dizer "quanto vale" o imóvel no mercado. Afinal, ele sabe quanto pagou, investiu e, geralmente, não quer ter prejuízo ou busca lucro na venda.
O proprietário é uma das fontes mais preciosas de informações que serão ponderadas no processo de avaliação do imóvel. Ainda assim, as percepções podem ser distorcidas por aspectos afetivos ou expectativas que não refletem necessariamente o momento do mercado.
2. O comprador?
O fato do comprador ter um valor "x" disponível para um imóvel que custa "x+1" não significa que o fechamento acontecerá no preço que ele espera. Tem comprador que oferta valores muito abaixo do anunciado tentando definir o valor do bem de outra pessoa.
O comprador tem muitas ferramentas para buscar imóveis no seu perfil, e deve ser consciente da sua realidade financeira. Isso demonstra respeito e coerência durante a negociação.
3. O corretor de imóveis
É o profissional que lida diariamente com pessoas, expectativas, sonhos, dados de mercado, documentação, processos burocráticos, informações técnicas...
A avaliação imobiliária é uma das competências do corretor de imóveis e bússola para boas negociações.
Escolha especialistas que são autoridade nesta área para encontrar imóveis bem-posicionados e garantir que o valor de venda-compra seja justo e competitivo.
EM BUSCA DE UM IMÓVEL PARA CHAMAR DE SEU?
1. Escolha um consultor para chamar de seu
Muita gente começa pelos imóveis e só depois conhece o corretor. Mas o ideal é o contrário: encontrar um especialista que te acompanhe do início ao fim. Alguém que entenda seu momento de vida, suas expectativas, filtre opções, faça ponderações técnicas e te conduza com segurança até a compra.
2. Planeje suas finanças com atenção
Antes de agendar visitas, analise o quanto pode investir. Além do valor do imóvel, considere impostos, taxas cartorárias, avaliação bancária e possíveis reformas. Saber a origem dos recursos (próprios, FGTS, financiamento, consórcio) também é essencial para sua futura negociação. O seu consultor imobiliário é preparado para te ajudar neste processo.
3. Mantenha a mente aberta
Encontrou o imóvel dos sonhos dentro do seu orçamento? Não hesite! A demora pode custar a oportunidade. E se gostou de um que não tem "tuuudo" o que esperava, reflita: será que é algo adaptável? Talvez seja possível encontrar a felicidade ali também.
Pensando em comprar? Avalie com calma, converse comigo e tome a melhor decisão para o seu futuro.
DECIDIU COLOCAR SEU IMÓVEL À VENDA?
1. Escolha um corretor estratégico
Embora muitas vezes subestimada, a corretagem é essencial para uma venda segura e bem-sucedida. Escolha alguém com experiência, que tenha ferramentas para te orientar e proporcionar uma transição leve. Um bom corretor se importa com você e constrói, com estratégia, uma ponte segura entre você e o futuro proprietário.
2. Alinhe expectativas com clareza
Um especialista imobiliário não trata apenas de imóveis, mas de pessoas com histórias e sonhos - tanto do lado do vendedor como do comprador. Esteja disponível para criar uma troca cristalina, compartilhando suas expectativas, motivação para a venda e informações sobre o imóvel. O corretor será o elo entre as partes interessadas, e deve fazer isso com sensibilidade e responsabilidade.
3. Pense como comprador
Agora você está no papel de vendedor, mas quais são suas dúvidas e preocupações quando está comprando algo? Como você gostaria de se sentir quando visita um imóvel? Você pagaria o valor pelo qual pretende vender seu lar? Gostaria de receber uma documentação completa para se sentir seguro na transação? A empatia é a chave para uma venda bem-sucedida!
Compartilhe com quem está pensando em vender um imóvel!
ESTÁ NA HORA DE VENDER SEU IMÓVEL?
1. Sua vida mudou — e sua casa não acompanhou
Precisa de mais espaço? Um lugar compacto que otimize o dia a dia? Quer morar mais perto do trabalho?
Vender pode ser o primeiro passo para essa transformação.
2. O bairro já não te representa
Tranquilidade, disponibilidade de serviços, vizinhança diferente...
Talvez não faça mais sentido pra você — mas pode ser perfeito pra outra pessoa começar uma história ali.
3. Valorização
Você comprou para viver um ciclo.
Agora, ele vale mais do que antes. Pode ser o momento certo de colher esse fruto e investir em novos sonhos.
Pensando em vender? Avalie com calma, converse comigo e tome a melhor decisão para o seu futuro.